Conclusão

Ideias a reter:

A radioactividade é um fenómeno que consiste no decaimento de átomos instáveis, o qual liberta radiação (alfa, beta ou gama).
Por isso este processo pode ser usado nas mais diversas áreas da vida de forma positiva (produção de energia, diagnóstico e tratamento de doenças, datação de alguns minerais, conhecimento dos átomos, etc) mas também de forma negativa, já que permite construir bombas que comprometem a humanidade, desenvolver mutações nas células (originando doenças que podem passar à descendência) e alterar mesmo o código genético.



A radioactividade é um fenómeno simples de perceber mas difícil de lidar pois pode tanto ser a salvação como a desgraça da humanidade.

Neste blogue é possível aprender que estamos expostos à radiação a todo o momento e desde sempre, e que no caso específico de Portugal há um isótopo radioactivo em grandes quantidades, cuja percentagem predomina em termos das fontes de radiação naturais, já que se liberta das rochas podendo ser inalado ou ingerido (dissolve-se na água).

Também se pôde ver os efeitos que a radiação ionizante artificial provoca, sendo que é preciso não esquecer que o objectivo é melhorar a qualidade de vida, beneficiar com as descobertas e avanços científicos que tal permite, tendo em linha de conta a dosagem que nos beneficia e não prejudica.


______________________________________________

Fontes das imagens desta página:

1ª imagem- http://2.bp.blogspot.com/_EqebguuPhc8/SoBDPQK-MqI/AAAAAAAAARU/oBOVBkYvouc/s400/main.jpg
2ª imagem- http://4.bp.blogspot.com/_N3SE6QGsqqY/TAv4JjboHzI/AAAAAAAAAJc/Or8V3ZY8iSI/s1600/radioactividade.jpg